domingo, 26 de julho de 2009

Humanização do parto

Olá!
Você sabe o que significa humanização do parto?
Humanizar o parto é vc tomar as rédeas da situação, é você ocupar o espaço que lhe pertence no nascimento, no parir.
O médico ou a parteira são apenas coadjuvante, já que quem faz o parto é a mulher e não o médico.
Surpresa com isso?
Iniciaremos agora uma série de postagens neste blog acerca da humanização do parto.
Começaremos com uma reportagem do médico humanista DR Ricardo Jones (RIC JONES) acerca da humanização do parto.


Boa leitura e não deixem de comentar!

Moderação
-------------------------------------------------------------------------------------------------





O QUE É HUMANIZAÇÃO DO PARTO


Existe um movimento no mundo inteiro no sentido de reforçar estas teses. Aqui no Brasil temos a Rede pela Humanização do Parto e Nascimento que é nossa principal ferramenta de aglutinação de profissionais de várias áreas interessados na modificação do atendimento à mulher no ciclo gravido-puerperal. Entretanto percebo que ainda não possuímos uma definição concreta e precisa do que entendemos por humanização, a ponto de um médico que me parece claramente um "intervencionista" tradicional auto-proclamar-se "humanista". Porque?

Na minha ótica, (e desde já pretendo colocar que se trata apenas de um viés absolutamente pessoal e que apenas pretende iniciar um debate sobre a questão) quando abordamos este assunto temos que compreendê-lo na sua origem, nas raízes, fugindo tanto quanto possível da pueril superficialidade que aparece aos nossos olhos. O equívoco que a mim parece evidente nas palavras do meu professor é que ele não tem conhecimento do que seja o projeto de humanização no seu sentido amplo e profundo.

Quando ele fala em humanizar está se referindo a tratar com mais gentileza e "humanidade" as pacientes nos Centros Obstétricos; refere-se a uma abordagem menos agressiva e mais racional do manejo das internações. Porém eu considero humanização do nascimento algo muito mais profundo do que isso. Vai além de fazer um centro obstétrico mais arejado, enfermeiras e atendentes sorridentes ou colocar vasos de flores nos quartos.
Humanização do Nascimento tem a ver com a posição em que a cliente/parturiente ocupa neste cenário. Neste sentido humanizar tem a ver com feminilizar. Enquanto o nascimento for manejado de forma masculina ele nunca será verdadeiramente humanizado. É inadmissível que um fenômeno tão intrinsecamente feminino seja gerenciado por pressupostos tão marcadamente masculinos! Se a paciente se mantém como objeto, como indivíduo passivo, como alguém sobre a qual recaem as forças cegas e desorganizadas da natureza, necessitando por isso um cuidado intensivo no sentido de salvá-la do seu destino cruel, então nem 1 milhão de flores, rosas, jasmins, cravos, orquídeas e nem milhares de sorrisos benevolentes tornarão este parto um parto humanizado.
O que torna um parto humanizado, ao contrário do manejo alienante que encontramos nas nossas maternidades, é o protagonismo conquistado por esta mulher. A posição de cócoras, a presença do marido/acompanhante, a diminuição de algumas intervenções sabidamente desnecessárias, o local do nascimento, etc. não são suficientes para tornar um nascimento "feminino e humanizado". É necessário muito mais do que isso.

Não existe humanização do nascimento com mulheres sem voz. É preciso que esta mulher, consciente da sua posição como figura central no processo, faça valer seus direitos, sua autonomia e seu valor. O que torna um obstetra (ou profissional do parto) humanista ou não, é a capacidade de estimular a participação, o envolvimento efetivo e a condução deste processo a quem de direito: a mãe. Sem estes requisitos de nada adiantam maternidades lindas, belas, arejadas, limpas, assépticas, com enfermeiras gentis e sorridentes.

Usando como exemplo a questão prisional, uma penitenciária não se torna humana simplesmente varrendo as celas e oferecendo roupas limpas aos detentos. Nem tampouco com carcereiros gentis e sorridentes. Ela se torna humana se a lei é bem aplicada, se não ocorre injustiça na aplicação das penas, se os presos tem os seus direitos respeitados.
Desta forma, muito mais importante que a humanização da forma, é necessário instituir a humanização dos conceitos. É fundamental construir uma visão nova, que resgate este protagonismo perdido pela tecnocracia dogmática e fechada do cientificismo religioso. Sem este delineamento do que concebemos por humanização ficaremos todos tratando por um mesmo termo conceitos completamente diversos.

Enfim, o projeto de humanização do Parto e Nascimento inicia-se por uma definição clara do que entendemos por "humanizar", para que a partir de conceitos firmes e sólidos possamos construir um modelo mais justo e adequado para as mulheres, sua família e seus filhos.



Dr. Ricardo Herbert Jones Médico Homeopata, Ginecologista e Obstetra, Porto Alegre, RS

6 comentários:

  1. Meninas, será que consigo um parto domiciliar, se no meu pré-natal estiver favorável a minha saúde e saúde do bebê, tendo duas cesáreas no histórico?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas, boa noite!
    Me chamo Débora Montes, sou de Muriaé MG e fazia parte da comunidade grávidez caminho de um sonho no orkut, só q infelizmente tive que acabar com o meu orkut, mais queria deixar aqui meu depoimento sobre um milagre, e queria q vcs postasem lá pra dá força a outras meninas q estão passando ou futuramente ira passar por isso.
    Bom, engravidei em julho de 2008, e comecei meu pré natal em setembro, que foi quando eu descobrir q estava grávida!
    Uma grávidez tranquilha, acompanhada com um execelnte médico e com todos os exames necessário feitos e tudo ok!!!Dia 14 de novembro fui fazer um ultrasom de rotina e foi descoberto que eu estava com liquido amniótico muitoo abaixo do limite necessário.Pois bem, o médico falou comigo na hora q iria perder o bebe, q era impossível continuar com a grávidez!Foi um desespero total, mas minha fé em Deus e em Maria me dizia q era pra eu ter fé, entergar a minha vida e a vida do meu filho a Deus e tudo iria da certo,E foi isso q eu fiz, rezei muito, todos os dias assistia CANÇÃO NOVA, e fiz repouso absoluto, pois estava de apenas 24 meses e não poderia ter um parto naquele momento.
    Cada mÊs q passava era um milagre meu filho tá dentro da minha barriga, crescendo o necessário, com muita saúde, e sem liquido amniótico nenhum...Os médicos se supreendiam cada vez mas com a sobrevivência do Lucas.
    Já estava td preparado pro Lucas nascer prematuro de 30 semanas e ficar na uti...Fui então fazer ultra som de 30 semanas e uma supressa, meu liquido tinha aumentado...Estava acima do limite!
    Pois bem, com 38semanas meu Lucas nasceu, cheio de sáude, lindãoooo!!Foi um milagre que aconteceu, graças a Minha fé em Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha e Nossa Senhora das Graças.Vou deixar meu msn aqui, pra quem estiver passando pelo msm problema que o meu possa me add pra contar com detalhes o q aconteceu comigo pra q eu possa da uma força...Meninas quando postarem na comunidade de avise tbm!dedemontes@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Sim amiga anônima, vc pode ter um PN domiciliar.. PORÉMMMMMMMMM precisa achar um médico que tope VBA2C!

    Onde vc mora?

    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Débora, pq não faz um fake e entra na comu? eu adoraria ter vc por lá, com um fake mesmo!

    que tal?

    beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Mantenedor(a) do blog, estou desenvolvendo o meu TCC e desejo construir um site que permita a grávida gerar o seu próprio site.
    O site gerado servirá para que a mesma possa divulgar momentos da sua gravidez, através de fotos e vídeos.
    Gostaria de sua ajuda para identificar os momentos mais marcantes na gravidez, para que possam ser páginas do site. Este produto futuramente será comercial, e você será premiada com uma licença do site em quanto o mesmo estiver no ar.
    Entre em contato comigo através de: ulisses_sjardim@hotmail.com, jardimulisses@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá mamães!
    Visitem o meu site: www.fadamadrinhadf.com.br
    Roupas e Acessórios Importados - Carter`s.

    ResponderExcluir